Você sabe o que as empresas procuram em um candidato a um emprego?

Você sabe o que as empresas procuram em um candidato a um emprego?

Você sabe o que as empresas procuram em um candidato a um emprego?

Cada vez mais, histórico profissional de boa qualidade e formação especializada são valores que as empresas procuram em um candidato. Porém, algumas qualidades menos acadêmicas e mercadológicas têm importância fundamental na hora de uma contratação.
 
Um funcionário feliz, com elevada auto estima, reclama menos e sabe fazer críticas relevantes, tanto aos companheiros quanto a si mesmo. Ele terá mais disposição em demonstrar disposição. O cuidado é para não parecer um puxa-saco. As empresas procuram em um candidato capacidade de balancear um comportamento solícito, mas também crítico quando for necessário.
 
Sobre expressar críticas, essa é uma dificuldade para o brasileiro em geral, que tem como característica fundamental amenizar os conflitos. Isso é bom em muitos momentos, mas, em outros, é necessário que um comentário crítico seja feito, até mesmo para os superiores. Mas é preciso saber a hora e o lugar de fazer isso. Peça uma reunião discretamente para alertar alguma falha que você tenha percebido e que possa prejudicar o coletivo.
 
Saber expor argumentos é uma qualidade muito importante. Para isso, é preciso conhecer a fundo o ramo em que se trabalha, saber suas possibilidades e carências, ter dados e informações sobre sua empresa e seus concorrentes e basear suas proposições em cima disso.
 
Tudo isso deverá ser complementado pela capacidade de comunicação. Ter boas propostas mas não saber apresentá-las pode tornar o trabalho insatisfatório. Treine sua comunicação, conversando, fazendo apresentações, escrevendo memorandos, projetos e tudo o mais que puder te ajudar a desenvolver a comunicação oral e escrita.
 
Fora esses aspectos, as empresas procuram em um candidato valores mais antigos e relacionados à moral, importantes em qualquer relação, seja ela profissional ou pessoal. É preciso ser discreto, humilde, leal, honesto e de fácil convívio. Um funcionário que não apresenta algumas dessas características pode ter seu talento desprezado pelos colegas ou mesmo superiores. A qualidade do trabalho está diretamente relacionada com a qualidade do ambiente em que se trabalha.

Você também pode se interessar por...

Saiba como manter uma franquia

Saiba como manter uma franquia

Em setembro, cresceu 21,5% o número de empresas que fecharam as portas em relação a agosto, somando 181 requerimentos de falência. Desses pedidos, metade veio de micro e pequenas empresas, sendo que boa parte dessas são franquias.   O alto número de falências ocorre por diversos motivos. Alguns são de responsabilidade do franqueador, outros do […]

+
Zelo Participa pela Primeira Vez da ABF Franchising Expo Nordeste

Zelo Participa pela Primeira Vez da ABF Franchising Expo Nordeste

Especializada em limpeza residencial, a rede apresenta para a região norte e nordeste seu recém-lançado modelo de franquia: a Limpeza com Zelo Presente no mercado há 11 anos, a Zelo, rede especializada em limpeza, faz sua primeira participação na 3° ABF Franchising Expo Nordeste, que está programada para acontecer entre os dias 05 e 08 […]

+
Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Superada a fase inicial, em que a empresa navega por águas desconhecidas, resta se organizar para alcançar outros patamares dentro do mercado. Algumas medidas são essenciais para que o crescimento signifique ganho e não dores de cabeça.   A primeira medida é planejar bem o fluxo de caixa. O capital deve ser pensado para que […]

+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *