Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Superada a fase inicial, em que a empresa navega por águas desconhecidas, resta se organizar para alcançar outros patamares dentro do mercado. Algumas medidas são essenciais para que o crescimento signifique ganho e não dores de cabeça.
 
A primeira medida é planejar bem o fluxo de caixa. O capital deve ser pensado para que não falte fôlego à empresa durante sua etapa de crescimento. Um plano de negócios permite organizar metas e lidar com imprevistos, se pautando em objetivos guiarão as decisões importantes.
 
A máxima de que “se você quer que algo seja bem feito faça você mesmo” não é válida. O empreendedor deve treinar pessoas para fazer bem as coisas que ele precisa que sejam feitas. Concentrar demais não é a solução, vai ocupar tempo demais de quem tem que estar pensando em outros assuntos. Não é só o caso de distribuir tarefas entre os colaboradores, mas também de entregar alguns processos ao computador. A automatização se fará necessária em alguns setores.
 
Lucro é a razão entre despesas e receitas, para expandi-lo não basta só pensar no que pode entrar, mas também no que está saindo demais. Por vezes, o lucro pode ser ampliado apenas com a correção de gastos exagerados.
 
Mais complicado do que lidar com a guerra de números vermelhos e azuis, é tratar de relacionamentos humanos. Toda empresa tem uma missão e o funcionário deve fazer parte dela. Encorajamento para superar problemas, elogios e críticas sempre construtivas e nunca depreciativas devem ser tarefas constantes na relação com os funcionários.
 
O empreendedor tem que ter em mente que todo crescimento implica riscos. Ao sair de uma zona confortável para buscar espaço em uma de maior competitividade, ele certamente terá dificuldades novas. O bom planejamento diminui os erros. Mesmo que durante o processo de crescimento o empreendedor tenha que fazer ajustes, a base bem estabelecida vai evitar flutuações em excesso e evitar que o barco vire.

Você também pode se interessar por...

Sistema de franquias cresce mais de 13% no Brasil

Sistema de franquias cresce mais de 13% no Brasil

O crescimento do sistema de franquias no segundo trimestre de 2015 foi 13.1% em relação ao mesmo período no ano anterior. O primeiro trimestre deste ano também contou com crescimento de 11,2% em relação ao mesmo período em 2014.

+
Saiba como manter uma franquia

Saiba como manter uma franquia

Em setembro, cresceu 21,5% o número de empresas que fecharam as portas em relação a agosto, somando 181 requerimentos de falência. Desses pedidos, metade veio de micro e pequenas empresas, sendo que boa parte dessas são franquias.   O alto número de falências ocorre por diversos motivos. Alguns são de responsabilidade do franqueador, outros do […]

+
Dicas de como transformar seus clientes em fãs

Dicas de como transformar seus clientes em fãs

Fidelizar é a palavra-chave para garantir à sua marca estabilidade e crescimento. São os cientes fiéis que vão assegurar as vendas em períodos em que não seja possível investir muito na conquista de novos clientes. Além disso, eles têm potencial de gasto maior que aqueles que compram sem uma identidade com a marca. Saiba como […]

+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *