Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Superada a fase inicial, em que a empresa navega por águas desconhecidas, resta se organizar para alcançar outros patamares dentro do mercado. Algumas medidas são essenciais para que o crescimento signifique ganho e não dores de cabeça.
 
A primeira medida é planejar bem o fluxo de caixa. O capital deve ser pensado para que não falte fôlego à empresa durante sua etapa de crescimento. Um plano de negócios permite organizar metas e lidar com imprevistos, se pautando em objetivos guiarão as decisões importantes.
 
A máxima de que “se você quer que algo seja bem feito faça você mesmo” não é válida. O empreendedor deve treinar pessoas para fazer bem as coisas que ele precisa que sejam feitas. Concentrar demais não é a solução, vai ocupar tempo demais de quem tem que estar pensando em outros assuntos. Não é só o caso de distribuir tarefas entre os colaboradores, mas também de entregar alguns processos ao computador. A automatização se fará necessária em alguns setores.
 
Lucro é a razão entre despesas e receitas, para expandi-lo não basta só pensar no que pode entrar, mas também no que está saindo demais. Por vezes, o lucro pode ser ampliado apenas com a correção de gastos exagerados.
 
Mais complicado do que lidar com a guerra de números vermelhos e azuis, é tratar de relacionamentos humanos. Toda empresa tem uma missão e o funcionário deve fazer parte dela. Encorajamento para superar problemas, elogios e críticas sempre construtivas e nunca depreciativas devem ser tarefas constantes na relação com os funcionários.
 
O empreendedor tem que ter em mente que todo crescimento implica riscos. Ao sair de uma zona confortável para buscar espaço em uma de maior competitividade, ele certamente terá dificuldades novas. O bom planejamento diminui os erros. Mesmo que durante o processo de crescimento o empreendedor tenha que fazer ajustes, a base bem estabelecida vai evitar flutuações em excesso e evitar que o barco vire.

Você também pode se interessar por...

CUIDANDO DOS NEGÓCIOS SEM DOR DE CABEÇA

CUIDANDO DOS NEGÓCIOS SEM DOR DE CABEÇA

Ao abrir uma empresa, muitos empreendedores acabam sofrendo mais do que deveriam por falta de planejamento e cuidado com detalhes simples. Muitos dos problemas que surgem poderiam ser identificados com antecedência e evitados com um foco e organização maiores. Confira algumas dicas para cuidar do seu empreendimento sem dor de cabeça.   Informe-se sempre Informe-se […]

+
A crise é o melhor momento para empreender

A crise é o melhor momento para empreender

Qual seria a melhor hora de abrir um negócio? A maioria das pessoas diria que é quando a economia está instável e segura. Porém, qual seria a lógica de fazer uma coisa que muitos estão fazendo? Nenhuma. Por isso, a crise é o melhor momento para empreender.

+
Você sabe o que as empresas procuram em um candidato a um emprego?

Você sabe o que as empresas procuram em um candidato a um emprego?

Cada vez mais, histórico profissional de boa qualidade e formação especializada são valores que as empresas procuram em um candidato. Porém, algumas qualidades menos acadêmicas e mercadológicas têm importância fundamental na hora de uma contratação.   Um funcionário feliz, com elevada auto estima, reclama menos e sabe fazer críticas relevantes, tanto aos companheiros quanto a […]

+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *