Saiba como manter uma franquia

Saiba como manter uma franquia

Saiba como manter uma franquia

Em setembro, cresceu 21,5% o número de empresas que fecharam as portas em relação a agosto, somando 181 requerimentos de falência. Desses pedidos, metade veio de micro e pequenas empresas, sendo que boa parte dessas são franquias.
 
O alto número de falências ocorre por diversos motivos. Alguns são de responsabilidade do franqueador, outros do franqueado. O empreendedor deve conhecer bem alguns aspectos do negócio para saber exatamente como manter uma franquia.
 
É fundamental que o franqueador tenha um bom diálogo com as unidades, um bom plano de negócios para a rede, se há preocupação com o padrão de qualidade do seu produto e uma boa quantidade de fornecedores.
 
Além dessas questões, o franqueado deve saber que criar expectativas muito grandes pode frustrá-lo ou mesmo jogar o negócio em um buraco de dívidas. Para saber como manter uma franquia é necessário ter a consciência de que grandes lucros em um pequeno período e com baixo risco simplesmente não existem no mundo dos negócios.
 
É fundamental conhecer a situação do mercado para ter dados de referência antes de negociar a união com alguma franquia. Algumas taxas cobradas pelos franqueadores acabam por minguar os lucros de seus franqueados. Por isso, o empreendedor deve estar atento a detalhes de taxas de pagamento e expectativas de retorno das principais redes de franquias do setor que escolher para trabalhar.
 
Apesar de todas essas questões serem importante, o principal erro é achar que a franquia vai dar certo sem um acompanhamento cotidiano. Por isso, a maneira mais eficiente de manter uma franquia é colocar a barriga no balcão, ou seja, gerir o negócio in loco, presencialmente. Manter-se apenas como um investidor ou um gerente à distância nunca é a maneira mais eficiente de tocar o negócio.
 
Outros erros importantes que podem quebrar a empresa é má escolha do ponto comercial, falta de capital de giro e a não regulação dos gastos, principalmente aqueles mais miúdos, que fogem aos olhos, mas que pesam no final do mês.

Você também pode se interessar por...

Brasil tem 25% dos trabalhadores formais atuando em empresas terceirizadas

Brasil tem 25% dos trabalhadores formais atuando em empresas terceirizadas

A terceirização se tornou prática comum entre empresas de variados ramos e tamanhos, sendo que as áreas que mais são destinadas a esse regime de trabalho são segurança, portaria, recepção, limpeza, transporte, logística e contabilidade. O mercado tem crescido francamente desde os anos 90.   Terceirizar significa, basicamente, entregar a outra empresa alguns setores que […]

+
Dicas de como transformar seus clientes em fãs

Dicas de como transformar seus clientes em fãs

Fidelizar é a palavra-chave para garantir à sua marca estabilidade e crescimento. São os cientes fiéis que vão assegurar as vendas em períodos em que não seja possível investir muito na conquista de novos clientes. Além disso, eles têm potencial de gasto maior que aqueles que compram sem uma identidade com a marca. Saiba como […]

+
Você sabe o que as empresas procuram em um candidato a um emprego?

Você sabe o que as empresas procuram em um candidato a um emprego?

Cada vez mais, histórico profissional de boa qualidade e formação especializada são valores que as empresas procuram em um candidato. Porém, algumas qualidades menos acadêmicas e mercadológicas têm importância fundamental na hora de uma contratação.   Um funcionário feliz, com elevada auto estima, reclama menos e sabe fazer críticas relevantes, tanto aos companheiros quanto a […]

+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *