Saiba como manter uma franquia

Saiba como manter uma franquia

Saiba como manter uma franquia

Em setembro, cresceu 21,5% o número de empresas que fecharam as portas em relação a agosto, somando 181 requerimentos de falência. Desses pedidos, metade veio de micro e pequenas empresas, sendo que boa parte dessas são franquias.
 
O alto número de falências ocorre por diversos motivos. Alguns são de responsabilidade do franqueador, outros do franqueado. O empreendedor deve conhecer bem alguns aspectos do negócio para saber exatamente como manter uma franquia.
 
É fundamental que o franqueador tenha um bom diálogo com as unidades, um bom plano de negócios para a rede, se há preocupação com o padrão de qualidade do seu produto e uma boa quantidade de fornecedores.
 
Além dessas questões, o franqueado deve saber que criar expectativas muito grandes pode frustrá-lo ou mesmo jogar o negócio em um buraco de dívidas. Para saber como manter uma franquia é necessário ter a consciência de que grandes lucros em um pequeno período e com baixo risco simplesmente não existem no mundo dos negócios.
 
É fundamental conhecer a situação do mercado para ter dados de referência antes de negociar a união com alguma franquia. Algumas taxas cobradas pelos franqueadores acabam por minguar os lucros de seus franqueados. Por isso, o empreendedor deve estar atento a detalhes de taxas de pagamento e expectativas de retorno das principais redes de franquias do setor que escolher para trabalhar.
 
Apesar de todas essas questões serem importante, o principal erro é achar que a franquia vai dar certo sem um acompanhamento cotidiano. Por isso, a maneira mais eficiente de manter uma franquia é colocar a barriga no balcão, ou seja, gerir o negócio in loco, presencialmente. Manter-se apenas como um investidor ou um gerente à distância nunca é a maneira mais eficiente de tocar o negócio.
 
Outros erros importantes que podem quebrar a empresa é má escolha do ponto comercial, falta de capital de giro e a não regulação dos gastos, principalmente aqueles mais miúdos, que fogem aos olhos, mas que pesam no final do mês.

Você também pode se interessar por...

Brasil tem 25% dos trabalhadores formais atuando em empresas terceirizadas

Brasil tem 25% dos trabalhadores formais atuando em empresas terceirizadas

A terceirização se tornou prática comum entre empresas de variados ramos e tamanhos, sendo que as áreas que mais são destinadas a esse regime de trabalho são segurança, portaria, recepção, limpeza, transporte, logística e contabilidade. O mercado tem crescido francamente desde os anos 90.   Terceirizar significa, basicamente, entregar a outra empresa alguns setores que […]

+
Erros comuns na hora de abrir uma empresa

Erros comuns na hora de abrir uma empresa

No Brasil, o número de pequenas empresas que fecham as portas sofreu considerável redução na última década. O cenário se tornou mais receptivo aos negócios de baixo investimento.   Mas, ainda hoje, o número de empresas que encerram as atividades prematuramente é grande. Cerca de 27% dos pequenos empresários precisam desistir de seu empreendimento depois […]

+
Limpeza Com Segurança: Um Trabalho Para Profissionais

Limpeza Com Segurança: Um Trabalho Para Profissionais

As mudanças na regulamentação das domésticas no Brasil fizeram com que a realidade de muitos brasileiros mudasse. Ficou mais burocrático e muito mais caro manter uma mensalista, o que fez algumas famílias dispensarem suas “faxineiras” e começarem a consumir mais serviços relacionados à limpeza. Esse quadro também contribuiu para o aumento do número de empresas […]

+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *