Os cuidados antes de abrir um franquia você precisa ter

Os cuidados antes de abrir um franquia você precisa ter

Os cuidados antes de abrir um franquia você precisa ter

Ser empreendedor no Brasil não é fácil. Tantos obstáculos relacionados à imprevisibilidade do mercado, altos impostos e dificuldades em achar mão de obra qualificada acabam por reduzir muito a expectativa de vida das micro e pequenas empresas.
 
Mesmo as franquias, amparadas por redes fortes e know-how na área de atuação, acabam cedendo às dificuldades em muitos casos. Por isso, é preciso ter cuidados antes de abrir uma franquia. Tenha em mente algumas medidas necessárias para não ser algoz do seu próprio negócio.
 
Os cuidados antes de abrir uma franquia envolvem verificar se ela atua conforme a legislação. Entre no site da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e veja se o nome da empresa está registrado. Se constar na lista é porque ela possui toda a documentação para atuar conforme a lei.
 
Veja se o faturamento está compatível com o investimento empregado na abertura do negócio. Procure também órgãos de proteção ao crédito, entidades comerciais e fóruns para atestar a saúde financeira da empresa se estão devendo na praça ou se possui processos contra ela. Os cuidados antes de abrir uma franquia também incluem verificar se ela é capaz de honrar seus compromissos financeiros e trabalhistas.
 
Se não concorda com as regras estabelecidas pela rede, não se torne um franqueado. Tentar mudar os padrões estabelecidos é uma luta cansativa e, na maioria das vezes, vã. Além do que, isso pode estremecer a relação entre as partes.
 
Participe do processo de seleção de várias franquias, mesmo que você já tenha certeza do que quer. É fundamental conhecer o mercado e suas exigências para ter uma base de comparação. Talvez a sua ideia mude em relação à rede na qual quer trabalhar ou mesmo a área de atuação.
 
Contrate um advogado para ajudá-lo em questões contratuais. De jeito nenhum um empreendedor deve começar suas atividades com uma franquia sem entender a COF (Circular de Oferta de Franquia). Isso pode gerar gastos e trazer responsabilidades que estavam especificadas em contrato, mas que não foram identificadas. É frustrante para o franqueado ter que assumir incumbências financeiras e profissionais que imaginava não serem dele, por exemplo.
 
Na COF, há a lista de atuais e antigos franqueados da rede. É importante saber a opinião de quem está ou esteve envolvido com o negócio. Procure conversar ouvir e ponderar opiniões negativas, em especial daqueles que abandonaram o barco, e positivas. Feito isso, a sua segurança em seguir adiante com a franquia que escolheu será muito maior.

Você também pode se interessar por...

As medidas que todo franqueador de sucesso deve tomar

As medidas que todo franqueador de sucesso deve tomar

Abrir uma franquia dá muito trabalho. Ser um franqueador de sucesso ainda mais trabalho. Para não perder tempo e dinheiro é necessário ter em mente alguns princípios básicos para fazer sua franquia acontecer e não se perder no mar de empresas que fecham em seus primeiros anos de atuação.   Alguns empreendedores imaginam que abrir […]

+
Terceirização de domésticas é solução para famílias

Terceirização de domésticas é solução para famílias

Desde o dia 1º de outubro a PEC das domésticas começou a vigorar completamente. Esta lei expandiu os benefícios dos trabalhadores CLTs à categoria. Agora o custo para manter uma empregada domésticas só tende a aumentar.

+
Limpeza com Zelo no Movimento Compre do Pequeno Negócio

Limpeza com Zelo no Movimento Compre do Pequeno Negócio

No dia 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, e convidamos você a refletir sobre a importância dos pequenos negócios para o cotidiano da nossa sociedade.

+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *