O que preciso saber antes de abrir uma empresa?

O que preciso saber antes de abrir uma empresa?

O que preciso saber antes de abrir uma empresa?

Quem não tem vontade de ter seu negócio? Ser seu próprio chefe e ter uma empresa que ofereça produtos e serviços que você realmente goste? O sonho é, sem dúvida, mais fácil do que a realidade. Abrir uma empresa é um processo difícil e burocrático. E, indo além, é preciso muito estudo de mercado para ter a certeza de que ela realmente tem condições de dar certo e conseguir seu lugar ao sol no mercado tão competitivo de hoje em dia. Infelizmente, “chutes” e palpites não têm espaço no planejamento de uma nova empresa.
 
Confira abaixo algumas dicas para que você realize o seu sonho de se tornar o dono de um negócio bem sucedido.
 
– Pesquise detalhadamente o mercado em que você gostaria de entrar. Muitas vezes, ele pode até ser seu sonho, mas não é a melhor opção no momento em que você realmente puder alçar voo. Verifique como estão seus concorrentes e pense em detalhes como o mark-up: quanto você ganhará em cima de cada produto será suficiente para sua empresa ter viabilidade econômica e para que você consiga pagar todas as suas contas? E em relação aos custos fixos, como o valor do aluguel, por exemplo? Faça e refaça todas as projeções. Seja realista e honesto com você mesmo para ter a certeza de que seu sonho realmente faz sentido.
 
– Você realmente precisa de um ponto comercial ou uma loja física? Muitas empresas têm começado na sala de casa, por meio da Internet, e alcançando o sucesso. E este sucesso pode trazer duas opções de futuro para seu negócio: partir do virtual para o físico, abrindo uma estrutura comercial conforme a companhia for se consolidando; ou até mesmo continuar com as vendas virtuais, a partir do momento em que se tem a certeza de que está é realmente a melhor opção. Vale ressaltar também que a venda virtual não exclui a possibilidade de visitar amigos para oferecer os produtos e serviços ou entregá-los pessoalmente em caso de vendas para pessoas que estão fisicamente próximas. E se você precisar fazer uma reunião de negócios, o que não falta por aí é um café charmoso onde você pode se encontrar com clientes ou parceiros.
 
– Negócios que envolvem comida conseguem ser ainda mais complicados do que os outros. Para seguir em frente, você precisa lidar com uma série de entraves, como fornecedores e problemas de logística que envolvem trânsito e centros de distribuição. Por isso, tenha em mente que, embora trabalhar com comida seja complicado por conta de preocupações como as condições dos alimentos, por exemplo, ter um restaurante ainda é relativamente fácil de administrar. Ter uma rede de estabelecimentos já é uma coisa bem diferente…
 
– O modelo de franquias é uma excelente opção para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio e obter retorno em um prazo de acordo com a atividade escolhida. Um dos motivos é exatamente a estrutura de suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador, além de operar uma marca já reconhecida no mercado. A grande vantagem de aderir ao sistema de franquia em relação a um negócio independente é que franqueado pode contar com o apoio do franqueador, que já possui um plano de expansão e conhece o perfil dos clientes de seus produtos, além de deter informações sobre os processos, logística e venda dos serviços ou produtos. O mesmo vale para a inteligência sobre estratégias de concorrentes, custo do negócio e outros dados valiosos para a gestão da empresa. Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possui independência jurídica e financeira em relação ao franqueador, sendo responsável individualmente pelas operações da empresa, com a vantagem de poder recorrer ao franqueador caso tenha dúvidas ou precise de alguma orientação. Há, no mercado, opções para vários bolsos empreendedores. Vale a pena pesquisar!

Você também pode se interessar por...

Cinco passos para acertar na escolha da sua franquia

Cinco passos para acertar na escolha da sua franquia

O setor de franquias cresceu 11% em 2013, mesmo com o PIB a 2,3%, o que mostra que, mesmo em um momento de ressalvas na economia, os pequenos e médios empreendedores encontram nas bandeiras já existentes um porto seguro.   As expectativas para 2014 dão conta de que o setor deve continuar crescendo: 10% no […]

+
Confiança é ponto básico em terceirização de limpeza residencial

Confiança é ponto básico em terceirização de limpeza residencial

Entregar os cuidados de sua casa para uma empresa terceirizada requer, acima de tudo, confiança. Ficarão nas mãos desses profissionais seu lar e seus objetos pessoais, muitas vezes delicados e com um grande valor sentimental. Você espera entregar a casa e seus pertences do seu jeito e recebê-los da mesma forma. Nada disso é fácil […]

+
Franquia é uma opção segura de negócios

Franquia é uma opção segura de negócios

Muitos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio, mas grande parte destes sonhadores sente muita insegurança na hora de investir. São muitos desafios: burocracia, despesas, a temida taxa de mortalidade de empresas entre tantas outras dúvidas.

+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *