Empreenda com sucesso em cinco passos

Empreenda com sucesso em cinco passos

Empreenda com sucesso em cinco passos

Dedicação é uma das principais palavras-chave para que um negócio dê certo.
O empreendedor precisa trabalhar de forma árdua para ganhar mercado. Mas só a dedicação não é suficiente se um fator for esquecido: inteligência. É preciso trabalhar muito, mas, sobretudo, trabalhar de forma inteligente. Conheça cinco passos importantes para o sucesso de uma nova empresa.
 

1. Planejamento

Sem um planejamento sólido, capaz de prever problemas, custos e faturamento, uma startup não tem como se tornar um modelo de negócios viável. No entanto, lado a lado com este planejamento é necessário que caminhe a flexibilidade. Ou seja, é fundamental que o empreendedor esteja disposto a alterar o desenho inicial, reconhecendo os erros e aprendendo com eles. Sim, é possível acertar na primeira tentativa. Mas muitas vezes é preciso mudar e inovar para obter melhorias no modelo de negócios. Deve-se ter em mente que falhas e tentativas frustradas são comuns e, nestes casos, é importante manter o foco e estudar o mercado, para definir quais planos precisam mudar de rota.
Dica importante: o planejamento do negócio deve existir ao longo de toda a vida da startup, sendo revisto periodicamente para readequação do caminho a ser seguido e definição de novos objetivos, custos e lucros.
 

2. Validação de hipóteses

A única forma de testar as hipóteses levantadas pelo empreendedor de uma startup na fase de planejamento é colocar as ideias em prática. Só com o contato real com possíveis clientes, parceiros e fornecedores é que será possível criar modelos e protótipos apurados. Um empreendedor deve estar antenado com a opinião de pessoas de fora da empresa, que conseguem perceber o valor da sua solução de um ângulo diferente. A partir desta outra visão, é fundamental para o sucesso estar aberto a novas ideias, melhorias e críticas.
Dica importante: Saiba separar as coisas. Ou seja, não leve para o lado pessoal críticas ao seu modelo de negócios. E se a prática mostrar que seus planos não eram a melhor hipótese, não se dê por vencido. É sempre hora de reformular o planejamento.
 

3. Conquista do primeiro cliente

O primeiro cliente é um passo fundamental rumo a outros gols importantes, como um faturamento expressivo, fatias do mercado e uma grande carteira de novas contas. Esta conquista deve ser encarada como um marco e como a confirmação de que se está no caminho certo. É a partir dele que o empreendedor terá resultados reais para continuar crescendo.
Dica importante: Se dedique ao máximo para todos os clientes. Cada um deles é um divulgador do trabalho de sua startup, o que pode ocorrer de forma positiva ou negativa.
 

4. Lidar com a escalabilidade

Tome conta da escalabilidade de sua startup. É nesta fase crucial que contratações são feitas, que problemas com clientes começam a aparecer e que seu produto ou serviço começa a ganhar valor. Também é neste momento que você terá que mostrar suas virtudes como líder e sua visão estratégica. Portanto, se não estiver satisfeito com estas suas qualidades, trate de desenvolvê-las.
Dica importante: Controle rigorosamente a gestão de sua startup, pois é nesta fase que os planos podem começar a dar errado.
 

5. Foco na gestão empresarial

A busca pela excelência na gestão empresarial deve ser a principal meta de um empreendedor. Só assim é possível se destacar no mercado e estar apto para competir com grandes concorrentes. O maior problema da gestão é que é necessário ler, de forma ágil, uma série imensa de dados, análises e relatórios. Utilizar softwares de gestão vai facilitar este processo e trazer vantagens competitivas, maior produtividade e, consequentemente, gerar melhores decisões.
 
Dica importante: Unir ferramentas de gestão com planejamento e liderança auxiliará muito no crescimento e no sucesso da sua startup.

Você também pode se interessar por...

Os cuidados antes de abrir um franquia você precisa ter

Os cuidados antes de abrir um franquia você precisa ter

Ser empreendedor no Brasil não é fácil. Tantos obstáculos relacionados à imprevisibilidade do mercado, altos impostos e dificuldades em achar mão de obra qualificada acabam por reduzir muito a expectativa de vida das micro e pequenas empresas.   Mesmo as franquias, amparadas por redes fortes e know-how na área de atuação, acabam cedendo às dificuldades […]

+
Instrução Normativa aborda a fiscalização do cumprimento das normas relacionadas à proteção do trabalho doméstico

Instrução Normativa aborda a fiscalização do cumprimento das normas relacionadas à proteção do trabalho doméstico

A Secretaria de Inspeção do Trabalho divulgou uma instrução normativa de 6 de agosto relacionada aos procedimentos de fiscalização do cumprimento das normas relativas à proteção ao trabalho doméstico. A instrução normativa entrou em vigor em 7 de agosto.   Segundo o documento, a verificação do cumprimento das normas de proteção ao trabalho doméstico deve […]

+
O que preciso saber antes de abrir uma empresa?

O que preciso saber antes de abrir uma empresa?

Quem não tem vontade de ter seu negócio? Ser seu próprio chefe e ter uma empresa que ofereça produtos e serviços que você realmente goste? O sonho é, sem dúvida, mais fácil do que a realidade. Abrir uma empresa é um processo difícil e burocrático. E, indo além, é preciso muito estudo de mercado para […]

+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *