CUIDANDO DOS NEGÓCIOS SEM DOR DE CABEÇA

CUIDANDO DOS NEGÓCIOS SEM DOR DE CABEÇA

CUIDANDO DOS NEGÓCIOS SEM DOR DE CABEÇA

Ao abrir uma empresa, muitos empreendedores acabam sofrendo mais do que deveriam por falta de planejamento e cuidado com detalhes simples. Muitos dos problemas que surgem poderiam ser identificados com antecedência e evitados com um foco e organização maiores. Confira algumas dicas para cuidar do seu empreendimento sem dor de cabeça.

 

Informe-se sempre

Informe-se sobre a situação econômica do seu país e do mundo. Procure saber como os especialistas estão vendo o cenário para os próximos meses e, a partir daí, organize-se. Se o cenário for positivo, a possibilidade de investir será mais segura, caso contrário, o mais tranquilo é conter os gastos. Por outro lado, os momentos de crise são aqueles que oferecem maior possibilidade de aproveitar oportunidades. Meça o seu risco com sabedoria.

 

Estabeleça metas reais

Você precisa saber o que espera da sua empresa e colocar isso no papel, em forma de metas. Seja racional, criar metas exageradas pode causar a frustração de nunca cumpri-las.

 

Invista com capital próprio

Em tempos de crédito caro, como o atual, o mais aconselhável é recorrer ao capital próprio. Pedir empréstimo em época de redução dos créditos no mercado é arcar com juros maiores.

 

Seja sociável com os colaboradores

O empreendedor tem que estar presente em sua empresa, ainda que não seja todo dia. É importante estar ciente de tudo que acontece no negócio, conversar com os funcionários e mostrar que você, como empresário, não pretende apenas usar a mão de obra deles para ganhar dinheiro enquanto faz outras coisas da vida. Demonstre respeito pelo funcionário para obtê-lo de volta.

 

Conheça o dia a dia do seu público-alvo

Conheça o seu cliente de perto. Esteja por dentro de sua rotina, de seus gostos e de suas aflições. Desta maneira, será mais fácil descobrir tendências de mercado e estar à frente da concorrência.

Você também pode se interessar por...

Dicas de como transformar seus clientes em fãs

Dicas de como transformar seus clientes em fãs

Fidelizar é a palavra-chave para garantir à sua marca estabilidade e crescimento. São os cientes fiéis que vão assegurar as vendas em períodos em que não seja possível investir muito na conquista de novos clientes. Além disso, eles têm potencial de gasto maior que aqueles que compram sem uma identidade com a marca. Saiba como […]

+
Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Saindo da zona de conforto: a etapa de crescimento da empresa

Superada a fase inicial, em que a empresa navega por águas desconhecidas, resta se organizar para alcançar outros patamares dentro do mercado. Algumas medidas são essenciais para que o crescimento signifique ganho e não dores de cabeça.   A primeira medida é planejar bem o fluxo de caixa. O capital deve ser pensado para que […]

+
Instrução Normativa aborda a fiscalização do cumprimento das normas relacionadas à proteção do trabalho doméstico

Instrução Normativa aborda a fiscalização do cumprimento das normas relacionadas à proteção do trabalho doméstico

A Secretaria de Inspeção do Trabalho divulgou uma instrução normativa de 6 de agosto relacionada aos procedimentos de fiscalização do cumprimento das normas relativas à proteção ao trabalho doméstico. A instrução normativa entrou em vigor em 7 de agosto.   Segundo o documento, a verificação do cumprimento das normas de proteção ao trabalho doméstico deve […]

+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *