Cinco passos para acertar na escolha da sua franquia

Cinco passos para acertar na escolha da sua franquia

Cinco passos para acertar na escolha da sua franquia

O setor de franquias cresceu 11% em 2013, mesmo com o PIB a 2,3%, o que mostra que, mesmo em um momento de ressalvas na economia, os pequenos e médios empreendedores encontram nas bandeiras já existentes um porto seguro.
 
As expectativas para 2014 dão conta de que o setor deve continuar crescendo: 10% no ano em faturamento e 8% no número de redes. As marcas novas se encaixam, em sua maioria, no setor de microfranquias, negócios mais acessíveis que exigem investimento inicial de no máximo R$ 50 mil, muitas delas no sistema de home office.
 
Para o empreendedor que pretende abrir sua franquia, é preciso combinar conhecimento na área de atuação, gestão e ímpeto inovador. Para isso, é fundamental investir tempo e dinheiro em conhecimento sobre o setor no qual se está trabalhando.
 
As franquias são uma maneira mais garantida de ter um negócio próprio, já que começar do zero implica em mais riscos. As franquias e micro franquias costumam apresentar um rendimento relativamente alto para seus franqueados e é aconselhável para os mais inexperientes, que vão ter suporte de pessoas já conhecedoras do mercado.
 
Para correr o menor risco possível, o empreendedor deve conhecer a franquia com a qual pretende trabalhar, sua história e área de atuação, seguir as leis de regulamentação das franquias e o modelo de negócios já estabelecidos.
 
Conheça os cinco passos para acertar na escolha:
 
1 – Veja onde estará localizada a unidade que você pretende tocar e se o público da região receberá bem o seu serviço. Conhecer os concorrentes também é fundamental;
 
2 – Saiba casar o seu perfil com o da marca;
 
3 – Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo. Sem referências você nunca saberá ao certo se o negócio está caminhando no sentido correto;
 
4 – Os colaboradores devem ter a correta orientação quanto ao trato com o cliente, que é o foco do negócio. Atente-se ao pós-venda e lembre-se: é muito mais caro conquistar novos clientes que manter aqueles que já recorrem a você;
 
5 – Saiba escolher seu sócio. Se a relação não for boa no dia a dia, dificilmente o negócio vai prosperar.

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